Seja um Top Parceiro Também!


segunda-feira, 8 de março de 2010

Diretor Bob Giraldi fala sobre o clip ''Beat it''.

Diretor diz que Michael Jackson promoveu a paz e a reconciliação através da música e da dança em vídeo.

Em "Beat It", o pop star de 25 anos foi escalado como um pacificador que usa a dança para abafar a briga de facas entre duas gangues rivais. O vídeo, que contou com um elenco de membros de gangue na vida real, e coreografia feita por Michael Peters, foi dirigido por Bob Giraldi.
Giraldi recentemente falou ao Boards sobre trabalhar com Crips e Bloods e coreografias para fazer "Beat it".



Como você acabou dirigindo o clipe de Beat It?

Como já foi dito, houve um certo ponto nos meus primeiros anos como diretor em que eu dirigi comerciais para WLS-TV em Chicago, sobre dois idosos cegos - um casal - que não fugiu de um bairro em que todos os outros brancos fugiram. Se tornou um bairro de periferia difícil, e eles decidiram ficar e dar uma festa no quarteirão para todas as crianças na vizinhança. Foi um comercial que realmente tocou Michael - era um comercial com muita emoção, baseado em uma história real e ele gostou muito. Então, ele quis me conhecer e nós nos conhecemos.

Eu queria Billie Jean, e ele tinha acabado de filmar Billie Jean, mas ele disse que tinha essa faixa chamada Beat it, e talvez eu gostaria de dar uma idéia para ela. Naqueles dias, você não competia pelos videos. Não houve três propostas - não havia um monte de politicagem. As gravadoras ainda não tinham comissários, era um negócio diferente; não era um negócio ainda.

Em que você baseou o conceito?

Uma das coisas que é totalmente mal entendida, e que eu li várias vezes, é que as pessoas pensam que Beat It foi inspirada em West Side Story (história do lado oeste), e isso não é verdade.

Eu nasci em Peterson, Nova Jersey - sempre foi uma cidade nervosa, mas cheia de gente tentando realmente ser muito mais resistente do que elas realmente são. Me parece que essa música de reconciliação que Michael escreveu era perfeita . Eu li que os dois dançarinos principais, Michael Peters e Vince Paterson, quando tiveram seus pulsos amarrados e com canivetes, que isso veio de West Side Story. Isso não é verdade. Isso veio de uma história que eu ouvi quando eu trabalhei em uma fábrica por um verão. Um garoto real de Jersey me contou que havia testemunhado dois rapazes que tiveram seus pulsos amarrados, segurando canivetes, e apenas um saiu - e não muito bem. Foi com base nessa pequena fábula.

Michael gostou da minha idéia e decidiu incluir os Crips e Bloods, o que eu achei insano. Se você assistir ao video, você verá rostos que parecem reais, porque eles são reais.

Como você escolheu os membros das gangues?

Foi Michael. Ele saiu e escolheu-os através de uma esquadra do Departamento de Polícia de Los Angeles, eu acho, e os convenceu que a presença da polícia bastava; isso seria uma coisa inteligente e de caridade a se fazer. Levá-los para fazer com que gostassem uns dos outros, e conviverem uns com os outros, por dois dias para fazer o video. Eu não gostei da idéia, pois era bastante difícil dirigir atores e bailarinos, e deixar sozinhos os membros das gangs.

Então ele tentou usar o vídeo para promover a paz entre eles?

Michael sempre foi pela paz. Ele estava sempre pronto para alguma oferta de paz. Foi idéia dele, e os policiais foram junto, e a história tinha isso; estávamos quase encerrando a primeita noite, porque, você sabe, os sets de filmagem tendem a ficarem muito chatos depois da primeira hora. Eu acho que os Crips e os Bloods começaram a dar nos nervos uns dos outros - eles são inimigos mortais - e houve alguns pequenos incidentes; dois policiais vieram até a mim e disseram que queriam fechar tudo. De alguma forma eu convenci o policial a simplesmente me deixar filmar a cena de dança. Eu iria guardar a dança para o segundo dia de filmagem. Eu disse: "a única coisa que eu acho que vai salvar isso é me deixar tocar a música. Eu tenho um pressentimento que isso vai acalmar as coisas. Não pode ficar pior, só me dê uma chance." E o policial foi legal; ele me olhou e disse: "Ok, não muito mais". Eu não pude ir além porque era fullgas - não havia o que ser questionado - era assustador. Então, nós estávamos naquele armazém, houve a mudança nos planos: vamos fazer a dança, começa Michael fora do campo, e lá fomos nós.

O que aconteceu depois?

Os membros do grupo não podiam dançar assim; eles fizeram um circulo e assistiram. E os dançarinos todos começaram a dançar com Michael Peters e Vince Paterson. Quando Michael Jackson dançou, e fez o que fez, me lembro de olhar para os rostos de todos os Crips e Bloods alinhados, e suas expressões escutando essa música e dança; e quando eles começaram a dançar, os Crips e os Bloods tinham aquele olhar questionador: "o que você sabe sobre todas as nossas guerras, vinganças e outras coisas, que são legais por lá?". Isso é algo que nós nunca seremos capazes de fazer. " E é isso que foi o trabalho à noite.

Qual foi o impacto de "Beat It" e trabalhar com Michael Jackson tiveram em sua carreira?

Conheci um homem pelo qual tenho total respeito. Uma das coisas mais interessantes que ele já disse para mim, eu nunca vou esquecer, nós estávamos discutindo e ele me disse: "sua voz é muito alta e estridente e você usa o F*** para tudo". Isso sempre ficou comigo. Eu pensei que era inteligente e que poderia dizer algo num momento como esse.

Eu vi um homem dançar melhor como jamais eu havia visto alguém dançar em minha vida; e vi um homem falar suavemente, carregando uma tremenda força, conseguir o que queria e obter o seu caminho. E como sabemos agora, 25 anos mais tarde, talvez ele tenha conseguido o que queria muito. Mas, mesmo assim, eu o assisti a obter o seu caminho, mas sempre usando o mais macio, mais silenciosa abordagem que se poderia ter usado. Fui influenciado não só pelo seu talento, mas por sua personalidade.



FONTE: http://www.boardsmag.com/articles/on...ldibeatit.html

Nenhum comentário: